São Martinho. A lenda, a verdade e... a tradição.
Hoje, 11 de Novembro, comemora-se em vários países o Dia de São Martinho e aqui em Portugal... também! E com coisas deliciosas... castanhas assadas, jeropiga e um bom convívio!
Diz a lenda...
Que São Martinho, era um valoroso soldado romano que à caminho de sua terra natal em França, montado no seu cavalo, num dia tempestuoso, viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante.
São Martinho não hesitou: parou o cavalo, estendeu a sua mão carinhosamente ao pobre e em seguida, com a espada, cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo. E, apesar de mal agasalhado e sob chuva intensa, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens, o ato de bondade praticado por ele, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção de umsol quente e miraculoso, ao qual se chama: Verão de São Martinho.
A verdade...
É que ontem no Porto o dia era cinzento, fechado, frio e com chuva e hoje... o Domingo de São Martinho amanheceu assim...
E como a tradição neste dia é comer castanhas, acompanhadas de um vinho novo e boa companhia, muitos restaurantes apresentam os menus acompanhados de castanhas.
E aquele Bar bem ao lado da ponte, praticamente em cima do rio... estava preparadíssimo para um longo dia de São Martinho...
Castanhas não vão faltar...
Porque as tradições... encantam!
Comentários
Postar um comentário