Ir à Biblioteca, para ver... azulejos
Para além dos livros, na Biblioteca Municipal do Porto
A Biblioteca Municipal do Porto foi fundada por D. Pedro IV, o primeiro Imperador do Brasil em 1833 e está localizada desde 1842, no edifício do antigo Convento de Santo Antonio da Cidade.
Um edifício histórico que em meados de 1700 chegou a ser o hospício da cidade, transformando-se no convento franciscano em 1783.
Na época da invasões francesas, serviu de hospital para as tropas francesas, e em 1832, no Cerco do Porto, atendeu os militares das tropas inglesas liberais que apoiavam D. Pedro IV. Com o fim da guerra, este resolve fundar a Biblioteca Real, a partir nomeadamente, dos acervos das bibliotecas conventuais. A Biblioteca passou a funcionar em vários locais como o Paço Episcopal na Sé e no Museu de Soares Reais, até ser definitivamente transferida para este edifício em 1842. Desde a sua fundação recebe uma edição de todos os livros editados em Portugal.
A biblioteca é uma das mais antigas do país e possui um amplo acervo, excelentes salas para leitura e pesquisa, com ótimas instalações e recursos tecnológicos.
Mas uma visita à Biblioteca Municipal do Porto, vale não só pelos livros mas principalmente pela beleza do seu edifício, e pela excelente coleção de azulejos que lá se encontram.
O acervo da biblioteca encontra-se todo no segundo piso do edifício, mas é no primeiro piso que podemos admirar a beleza do que foi o antigo claustro do convento franciscano.
no centro do claustro, a fonte do séc. XVIII |
Por todas as paredes deste claustro, encontram-se belíssimas coleções de painéis de azulejos entre os séculos XVI e XVIII, verdadeiras obras de arte em exposição...
E por ali mesmo há livros para aproveitarmos a beleza do lugar e nos entregarmos à leitura...
E com muitas opções de hospedagens.
Fica aqui a dica... Biblioteca Municipal do Porto.
Para os amantes dos livros e dos... azulejos!
Rua D. João VI, 17
tl. +351 225193480
Exibir mapa ampliado
Vem para o Porto e região?
Comentários
Postar um comentário