Segunda-Feira? Feira de Espinho!
Feira de Espinho - a maior Feira da Península Ibérica.
Se você, turista ou não, é daqueles que adora conhecer mercados e feiras tradicionais (como eu), precisa conhecer a famosa e secular Feira de Espinho. É considerada a maior feira da Península Ibérica, e o melhor: está a apenas 20 kms do Porto.Acontece todas as Segundas-Feiras, o ano todo (com exceção nos feriados) das 7 às 19 horas.
De carro ou de comboio/trem, chega-se facilmente a esta cidade vizinha. E às Segundas-Feiras todos os caminhos levam à Feira. É só observar o ir e vir das pessoas ou perguntar, todos sabem onde é.
Começa na Rua 24, próximo a Igreja Matriz.
E então, prepare-se para andar e deixe-se envolver pelas cores, cheiros e sabores da Feira... É este tipo de lugar que põe-nos em contato direto com as pessoas locais...
Peixes
Logo no início da feira, a movimentação é grande na zona dos peixes. é fácil de ver porque. São frescos, chegaram bem cedo.Produtores locais
Diga-se de passagem que a parte da alimentação... seduz.São geralmente pessoas de idade, pequenos produtores que vendem legumes, verduras e frutas.
Senhoras que ficam ali horas e horas a trabalhar e a nos mostrar os produtos da sua terra...
Aqui, pode-se levar os ovos e se quiser... a galinha também... |
Artesanato
Outra zona que chama muito a atenção é a do artesanato.Produtos em palha, cerâmica, ferro, madeira , tecido e que nunca perdem a sua beleza...
Uma feira que encontramos de tudo
Depois, a feira passa a ser pura diversão. Numa extensão a perder de vista, podemos encontrar tudo... absolutamente tudo o que se pode imaginar. Muitas cores e tudo o que você quiser, você encontra na Feira de Espinho.Até roupas para festa!!! |
O Marketing dos feirantes
Ir numa Feira como estas é uma aula de marketing.Começa na abordagem ao cliente.
Aquelas senhoras todas nos chamam de "meu amor".
Depois, sempre podemos provar o que quiser antes de comprar...
Como não há montras/vitrines os vendedores tem que usar recursos limitados para mostrar os seus produtos, tentando dar o seu melhor...
Alguns são quase profissionais...
|
Quanto mais gente em volta da banca melhor, as pessoas ficam curiosas e vão se aproximando para ver o que é.
E depois, vale a pesquisa e procurar com calma porque por último vem o poder da negociação, mais conhecido na feira como pechincha.
E claro, como não pode deixar de ser, toda feira tem um artista a se apresentar... sempre tem que ter música para animar os clientes!
Em plena Segunda-Feira, quando a maioria dos museus no Porto estão fechados, o turista que gosta de conhecer mercados e feiras, vai adorar! E quem não é turista também.
Tão próximo do Porto, vale a pena conhecer! Comprar e se deixar levar pela animação da Feira de Espinho!
Como Chegar:
Comboios/trens partir do Porto, na Estação de São Bento ou Porto Campanhã em direç
ao à Aveiro ou Ovar.
De carro pela A29 aproximadamente 20 minuros.
Sem dúvida uma 'boa' feira a não perder. Quando era adolescente, íamos em grupo, de comboio, para comprar as 'pechinchas' de roupa.
ResponderExcluirEstas histórias são fantásticas! obrigada por partilhar!
ResponderExcluirO tão divertido que foi acompanhar a feira através da sua reportagem! fez-me recordar os tempos de infância quando ía com o meu pai á conhecida "Feira das Paredes" situada na cidade de Paredes - Região do Vale do Sousa.
ResponderExcluirObrigada Pedro! sim, as feiras são maravilhosas e nos remetem a óptimas lembranças!
ExcluirÉ um dia em cheio...tanto pela Feira que nos desperta os 5 sentidos como para almoçar um bom peixe grelhado ali em frente ao mar e passear pela tarde dentro nesta bonita e curiosa cidade de Espinho...todas as ruas são perpendiculares e designadas por números ímpares (ruas verticais) e números pares (ruas horizontais)! Parabéns pelas suas fotos.
ResponderExcluirMuito obrigada Joel Oliveira!
ResponderExcluirBoa tarde Rita Branco
ResponderExcluirChamo-me Carlos Gomes, sou um dos administradores de uma página no Facebook, designada por “ Feiras Tradicionais de Portugal”.
Quero dar-lhe os parabéns pelo seu blog que apenas hoje o descobri.
Gostava muito que me permitisse utilizar algumas das suas fotografias referentes à “feira de Espinho” e texto para divulgar na página “ Feiras Tradicionais de Portugal”, assim como fazer referência do seu blog.
Agradeço e fico a aguardar a sua resposta
Carlos Gomes