Do Porto para... Quintandona! Uma Aldeia linda!
A poucos Kms do Porto.
Pertence a Penafiel, muito próximo do Porto.
De fácil acesso e parece incrível, que a aproximadamente 20 minutos de carro, chegamos num mundo à parte. O mundo das aldeias preservadas que tanto nos rementem a tempos passados.
Um projeto de restauração que deu início em 2006/2007 e que trouxe nova vida a esta aldeia onde muitas das casas estavam abandonadas, que hoje estão recuperadas e mantém as fachadas originais de outros tempos onde eram construídas com xisto/lousa (uma rocha metamórfica laminada que era retirada em blocos das grandes rochas para construções destas casas tão típicas de Portugal e também de outros países da Europa).
O efeito do xisto nas construções é fantástico. Parece que as casas se integram na paisagem. O solo também é de xisto. Um passeio por aquelas ruelas encanta-nos. Olhar os detalhes, conversar com as pessoas, ver como eram as casas de antigamente...
Marcas do tempo. Como esta capela de mais de 200 anos...
É quase inacreditável, mas é em Quintandona que encontramos um dos melhores winebar do país.
A Casa da Viúva é um lugar muito especial. Com uma decoração única, vinhos escolhidos a dedo pelo Paulo Sousa que privilegia pequenos produtores e vinhos diferentes do circuito comercial.
Os petiscos, as sangrias e as sobremesas são divinos!
Para quem quer dias de sossego e tranquilidade junto a natureza perto do Porto, pode dar uma escapadinha de fim de semana ou de férias e se hospedar na belíssima casa de campo que lá existe. É a Casa Valxisto , com quartos confortáveis, ambiente familiar, piscina com vista para as plantações da região.
Sou eternamente grata à amiga/leitora Emília Rodrigues que me apresentou à Quintandona.
Uma vez que a maioria das Aldeias de Xisto estão localizadas no centro de Portugal, é um privilégio ter este lugar fantástico aqui perto de nós... no Porto.Com toda a natureza ao redor.E o melhor!! Todos os anos, no 3º fim de semana de Setembro acontece uma grande festa. É a Festa do Caldo de Quintandona, um evento a não perder porque é mais do que uma festa de aldeia, é um grande festival cultural e gastronômico.
Não deixe de visitar! Quintandona e a Festa do Caldo!
Quintandona:
Na A4 sentido Vila Real, sair na saída: Campo/Baltar. Ir em direção a Recarei, Sobreira, depois a Lagares, seguir as indicações da Rota do Românico e já encontra a placa...
Ou de comboio/trem de Porto São Bento para Penafiel, descer em Recarei/Sobreira e pode pegar um táxi. A distância é 3,7km.
Exibir mapa ampliado
Faça a sua reserva na Casa Valxisto: AQUI
Saiba mais neste post do blog tudo sobre a: Festa do Caldo de Quintandona |
Na A4 sentido Vila Real, sair na saída: Campo/Baltar. Ir em direção a Recarei, Sobreira, depois a Lagares, seguir as indicações da Rota do Românico e já encontra a placa...
Ou de comboio/trem de Porto São Bento para Penafiel, descer em Recarei/Sobreira e pode pegar um táxi. A distância é 3,7km.
Exibir mapa ampliado
Faça a sua reserva na Casa Valxisto: AQUI
MARAVILHOSO! Tá cada vez mais difícil ir pra Portugal e ter que vir embora...
ResponderExcluirBeijos,
Luciana Azevedo
Obrigada Luciana! Já acrescenta na lista para conhecer :) bjs!
ResponderExcluirObrigado Rita! por divulgar a minha terra (Penafiel).
ResponderExcluirPedro Martins, para mim é uma honra ter conhecido lugar tão bonito!
ResponderExcluirA minha Penafiel é linda, que orgulho ^^
ResponderExcluirOi, me tira uma dúvida. Na estação de comboio Recarei tem táxis disponíveis para a Aldeia Quintandona? E para voltar, há táxis na aldeia? E quanto custa mais ou menos o trajeto? Abraços.
ResponderExcluirOi
ExcluirSim, pode pegar um taxi em Recarei, o melhor é combnar a volta com o mesmo taxista.ou ele espera ou maraca um horário e vem lhe buscar depois. Sendo assim, melhor é negociar o preço com o taxista. Deve ser aproximadamente 10 euros o trajeto. Disponha.
muito lindo
ResponderExcluirAdorei, voltarei em breve.
ResponderExcluirAdorei, voltarei em breve.
ResponderExcluir