Do Porto para... Melgaço. Terra do Alvarinho.
E do vinho verde!
Atualizado em Agosto/2020
A região dos vinhos verdes começa bem próximo do Porto, mas é lá em Monção e Melgaço que a casta nobre Alvarinho está extremamente adaptada devido às condições não só de solo, clima e localização entre serras e penedos, mas também por um trabalho coletivo de experiências passadas por gerações que fazem dos vinhos Alvarinho, vinhos tão únicos e especiais.
Aquela região produz vinhos desde a segunda metade do séc. I a.c. mas foi em 1908 que aconteceu a delimitação da Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
Fui até Melgaço numa viagem organizada pela Revista de Vinhos para conhecer mais sobre o vinho verde Alvarinho, visitar a Feira do Alvarinho e do Fumeiro e conhecer mais sobre os sabores e saberes daquela região tão linda à norte de Portugal, repleta de paisagem natural...
aproximadamente 1 hora e 40 minutos de carro, separam o Porto de Melgaço |
Melgaço:
A vila de Melgaço tem mais de 700 anos. Por entre ruelas medievais podemos conhecer alguns do monumentos mandados construir pelo primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, entre os séculos XII e XIII, como por exemplo a Torre de Menagem do castelo que serviu de fortificação da vila. Hoje funciona como posto de informações turísticas.
A igreja matriz é conhecida como igreja de Santa MAria da Porta devido à sua proximidade da porta do castelo é de finais do séc. XII.
Já do séc. XIII é a Igreja da Misericórdia, também conhecida como Igreja de Santa Maria do Campo, que ainda apresenta o estilo arquitetónico românico.
Adorei andar por entre aquelas paredes com história! as ruelas destro das fortificações são sempre envolventes. |
Já o Solar do Alvarinho é uma construção do séc. XVII onde pertenceu à cadeia da vila e também À Câmara Municipal de Melgaço.
Hoje é um local de muita informação sobre o vinho verde, nomeadamente o Alvarinho e é um local onde podemos encontrar produtos regionais para comprar.
Festa do Alvarinho e do Fumeiro:
Bem ali ao lado, acontece todos os anos a famosa Festa do Alvarinho e do Fumeiro. Milhares de visitantes deslocam-se até Melgaço nesta altura do ano, para desfrutar durante 3 dias, de uma festa onde o vinho verde Alvarinho é o rei, mas o fumeiro e os produtos regionais também recebem destaque.
Showcookings, restaurantes, música e muita animação fazem de Melgaço um destino certo quando decorre a Festa do Alvarinho e do Fumeiro.
Pode acompanhar o calendário das próximas edições desta famosa festa do Norte de Portugal: AQUI.
Quinta de Soalheiro - um dos melhores vinhos produzidos na região:
Produtora de um dos melhores vinhos Alvarinho de Portugal, a Quinta de Soalheiro, recebe para visitas a volta dos seus vinhos e produtos regionais à base de porco bísaro.
Uma quinta familiar com história e que já vai na quarta geração, está localizada mesmo às margens do rio Minho com vista já para Espanha, e para além das plantações de vinhas, e da adega, possui uma charmosa sala de provas com uma vista fantástica...
rio Minho |
a super simpática Lúcia Barbosa, profunda conhecedora dos vinhos da Quinta de Soalheiro |
E muito próximo dali, na Quinta de Folga que também pertence à Quinta de Soalheiro é possível, através de reserva antecipada, desfrutar dos melhores sabores à base de porco bísaro, harmonizando uma excelente refeição regional dos vinhos da Quinta de Soalheiro.
As marcações são feitas através do site da Quinta de Soalheiro |
Melgaço tem uma paisagem maravilhosa por entre as estradas, o cenário é lindo!
E por fim, ainda em Melgaço, mais uma sugestão para uma refeição bem tradicional em ambiente muito familiar, é o restaurante Adega do Sossego...
A tradição da comida do Minho e dos vinhos de sua própria produção. fazem deste lugar um dos mais procurados em Melgaço.
Hospedagem:
Melgaço é perfeito para quem quer fazer enoturismo e conhecer mais sobre os vinhos Alvarinho.
Vale a pena ficar por lá dois dias (ou mais), conhecendo uma região belíssima de Portugal, principalmente se o seu interesse é vinhos, gastronomia, turismo de natureza e patrimonio.
Conheci nesta viagem, o Monte Prado Hotel & Spa, um hotel muito confortável, com 43 quartos, restaurante, spa, piscina e ótima localização.
A Quinta de Soalheiro também tem uma opção de charme para quem quer ficar hospedado por lá.
Chama-se Casa das Infusões, uma casa para 5 pessoas localizada próximo das plantações de infusões, onde será possível não só fazer uma imersão no mundo dos vinhos mas também dos chás.
Para além destas, não faltam opções para ficar hospedado em Melgaço e região.
Aqui um vídeo de alguns momentos deste primeiro dia em Melgaço...
Gostei muito da sua postagem, Rita Branco.
ResponderExcluirResido no Algarve a sua reportagem parece vinda de um região exótica.
Dias agradáveis.
~~~~~~~~~~